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Entenda as vantagens e como fazer o planejamento estratégico em seu empreendimeto
Saiba como fazer o planejamento estratégico no seu negócio
Quando você possui um empreendimento, você é o mestre de seu universo e o planejamento estratégico ajuda você a ter uma melhor gestão do seu negócio.
Nesse sentido, é imperativo que você saiba como planejar estrategicamente como um pequeno empresário.
A boa notícia é que você não precisa ser um gênio ou um especialista para criar um plano estratégico para seu negócio; qualquer um que possua sua própria empresa pode fazer isso em casa com recursos e tempo limitados.
Com apenas uma avaliação inicial, análise e planejamento, você pode garantir que sua empresa prospere no futuro mais curto e longo prazo.
Por que o planejamento estratégico é importante para pequenas empresas?
O planejamento estratégico é essencialmente o processo de criação de um mapa para seu negócio – um roteiro que descreve o caminho que sua empresa seguirá no futuro a curto ou longo prazo.
Ele ajudará você a responder perguntas como:
- Qual é o propósito da sua empresa?
- Por que você está no negócio, em primeiro lugar?
- Quais são os principais objetivos e metas de sua empresa?
- Como você quer que sua empresa seja no futuro?
- Quais são suas estratégias de curto e longo prazo?
- Quais são os passos que você deseja dar para alcançar suas metas?
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Avaliando o estado atual de sua empresa
Quando você começa a traçar o rumo futuro de sua empresa, a primeira coisa que você precisa fazer é avaliar o estado atual de sua empresa.
Isto significa que você precisa dar um passo atrás e ver como sua empresa está se saindo hoje em cada uma das áreas abaixo.
As seguintes perguntas vão ajudar você a entender melhor o seu momento presente:
- Quais são as tendências macro e microeconômicas para sua indústria?
- Quais são os fatores socioculturais em geral que afetam seu setor?
- Qual é a estrutura, tamanho e composição de sua equipe?
- Quais são seus sistemas e processos?
- Qual é a sua cultura organizacional?
- Quais são suas métricas financeiras e não financeiras?
Respondê-las ajudará bastante na elaboração do seu planejamento estratégico.
Estabelecendo a visão e a missão de sua empresa
A visão de sua empresa é a declaração mais ampla possível sobre o futuro de sua organização.
É a visão “grande quadro” que delineia onde você quer que sua empresa esteja dentro de 5 a 10 anos.
A declaração de visão de sua empresa é não específica e não quantificável, mas deve ser escrita de tal forma que possa realmente inspirar todos os associados à sua empresa – funcionários, membros da diretoria, investidores e clientes.
Nesse sentido, as declarações de visão são frequentemente escritas na forma de um pequeno parágrafo onde você descreve o “o quê” e o “porquê” de sua empresa: como você quer que sua empresa seja no futuro?
A declaração de missão de sua empresa é uma declaração escrita dos serviços ou produtos específicos que sua organização fornecerá ao mundo. Sua declaração de missão também deve ser escrita de uma maneira muito inspiradora, específica e mensurável.
Deve também ser “acionável” e descrever o que você vai fazer para alcançá-la: Quais são seus principais objetivos e metas?
O plano estratégico que você cria deve ter alguns objetivos e metas-chave que você deseja alcançar a curto e longo prazo.
Implementando o planejamento estratégico em seu empreendimento
Finalmente, uma vez identificadas as principais atividades ou ações que conduzirão ao sucesso de cada estratégia, agora é necessário envolver as partes interessadas relevantes no processo.
- Empregados: Seus funcionários são seus principais “ativos” que impulsionam o sucesso de sua empresa no dia a dia.
- Clientes: Seus clientes são os usuários finais de seus produtos ou serviços. Seu feedback e suas exigências podem ajudá-lo a melhorar suas ofertas e também fornecer informações sobre como melhorar suas estratégias.
- Parceiros: Os parceiros serão pessoas que podem ajudá-lo a atingir suas atividades e objetivos principais.
No link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar na elaboração e implementação do planejamento estratégico em seu empreendimento:
Total Assessoria e Consultoria: apoio para uma gestão mais eficiente
Como a gente pôde observar, o planejamento estratégico é uma parte importante do ciclo de vida de um negócio.
É o processo de identificação dos desafios e oportunidades do ambiente empresarial, dos pontos fortes e fracos da empresa, da visão e missão da empresa, das metas e objetivos da empresa, das estratégias da empresa para alcançar as metas, das principais atividades ou ações da empresa para implementar as estratégias e das partes interessadas envolvidas na realização das estratégias.
Como empresário, é importante que você tenha uma ideia clara de para onde deseja que sua empresa vá no futuro a curto e longo prazo.
Crie um plano estratégico para garantir que sua empresa prospere nos próximos anos.
Nós, da Assessoria Total, podemos ajudar você nessa tarefa.
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