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Guia prático de como precificar serviços de forma correta e lucrativa
Siga os princípios apresentados neste post e aprenda a precificar serviços de forma correta e consciente
Seja para quem começa ou para quem já está no ramo, sempre existe alguma dúvida sobre como precificar serviços. É, inclusive, um dos grandes desafios dos empresários!
Você sabe como fazer isso da maneira correta?
Vamos descobrir!
Mas, o que é precificação, afinal?
De acordo com a definição do site Precifica, precificar é uma forma de atribuir um valor econômico a um bem ou serviço. É definir qual é o preço de um serviço e, com certeza, é um trabalho árduo e extremamente detalhista.
A precificação é calculada em cima de muitas variáveis com um propósito comum, que é o de aumentar o volume de vendas e o de obter lucro.
No processo de precificação, definir todas as variáveis é algo mais do que essencial, já que são elas que influenciam, de maneira direta, a determinação do preço.
O processo de definir qual é o melhor preço para o seu serviço é fundamental, pois dessa forma sua empresa pode se tornar mais competitiva no mercado.
O valor cobrado pelo serviço precisa ser suficientemente alto para gerar lucro aos comerciantes, mas não pode ser tão exorbitante ao ponto de deixar de ser atraente para os clientes.
Por isso, a precificação do serviço é algo que precisa ser coerente com todos os gastos que englobam a estruturação e a venda, mas também deve considerar a percepção do cliente com relação ao serviço e ao preço da concorrência.
Como precificar serviços?
O preço de um serviço tem que ser estipulado com base nas estratégias de marketing do negócio, na concorrência (preço de mercado) e também nos custos que estão relacionados.
Tudo isso é feito através de uma relação de custo x benefícios. A precificação dos seus serviços precisa ser coerente com os gastos que são gerados com a mercadoria para produção, assim como com o canal de distribuição e maneiras de promoção.
O preço só fará sentido para o cliente caso este perceba o valor que o seu produto traz. E esse é justamente o resultado da matemática custo x benefício.
Claro que não é nada fácil estipular o preço, já que é impossível se basear no próprio achismo de que um preço é justo. É preciso fazer uma análise de muitos fatores, para que só assim, seja possível chegar a uma quantia justa para o cliente.
A precificação tem que ser feita de uma forma que não deixe espaço para prejuízos. Mas, é exatamente aqui que está o grande x da questão, pois pode-se falhar bastante nesse sentido, ou seja, o preço pode ficar muito baixo ou alto demais, gerando prejuízos.
O preço será variável conforme a flexibilidade do marketing e do trabalho composto; também é necessário analisar:
- A necessidade de aumentar o valor das vendas e faturamento.
- Maximizar a participação da empresa diante do mercado.
- Reação de acordo com as estratégias da concorrência.
O valor de sua oferta precisa:
- Gerar lucro, mas sem desestimular o desejo de compra;
- Ser atraente, porém sem baixar demais, para não depreciar a oferta na percepção dos compradores.
Como deve ser a composição dos preços?
Fique atento aos seguintes fatores:
- Custos: os custos se relacionam com todos os componentes ligados a matéria-prima, impostos e fabricação do produto. Todos esses citados precisam estar embutidos.
- Concorrência: é interessante realizar uma avaliação quanto ao preço da concorrência, respondendo perguntas como “qual é o preço deles?” “Por que eles comercializam por esses valores?” “Quais são as vantagens e desafios envolvidos neste processo?”
- Consumidor: o que o cliente está pronto para pagar? Quanto? Qual é a classe e o porte financeiro do público-alvo? Realizar pesquisas de mercado é algo indispensável para que o empresário não fique perdido nas necessidades reais.
- Valor agregado: qual o valor que o seu serviço ou produto agrega? De que forma ele atende as necessidades do cliente? Como o cliente se sente satisfeito com ele? Qual o elo entre sua oferta e o comprador? Como o consumidor percebe seu preço?
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